Códigos e mensagens do relatório de conexão de rede

Verifique os códigos de erro e mensagens no relatório de conexão de rede para resolver problemas que pode encontrar com as conexões de rede. Estas tabelas listam soluções para problemas baseando-se nos códigos de erro e mensagens que podem aparecer no alto do relatório.


1 Código de erro
2 Mensagem
Observação: Os códigos de erros e mensagens listados aqui podem não se aplicar ao seu produto.

Códigos de erro e mensagens

Código de erro e mensagem Solução
E-1

Confirme que o cabo de rede está conectado aos dispositivos de rede, como um hub, roteador ou ponto de acesso, e que está ligado.

Certifique-se de que o seu roteador, ponto de acesso e/ou hub está ligado e que o cabo de rede está conectado seguramente ao seu dispositivo e produto.

Se estiver tentando configurar Wi-Fi, remova o cabo de rede e configure o Wi-Fi novamente. Ethernet e Wi-Fi não podem ser conectados ao mesmo tempo.

E-2, E-3 ou E-7

Nenhum nome de rede (SSID) sem fio encontrado. Confirme que o roteador/ponto de acesso está ligado e que a rede sem fios (SSID) está configurada corretamente. Entre em contato com o seu administrador de rede para obter ajuda.

Nenhum nome de rede (SSID) sem fio encontrado. Confirme que o nome de rede (SSID) sem fios do PC ao qual deseja se conectar está configurado corretamente. Entre em contato com o seu administrador de rede para obter ajuda.

A chave/senha de segurança digitada não corresponde àquela configurada para o seu roteador/ponto de acesso. Confirme a chave de segurança/senha. Entre em contato com o seu administrador de rede para obter ajuda.

Verifique o seguinte:
  • Certifique-se de que o seu roteador ou ponto de acesso esteja ligado e conectado corretamente ao seu computador ou dispositivo de rede.
  • Desligue o roteador ou ponto de acesso, aguarde cerca de 10 segundos e volte a ligá-lo.
  • Mova o seu produto mais próximo do seu roteador ou ponto de acesso e remova qualquer obstáculo que esteja entre eles. Também mova o seu produto para longe de dispositivos como telefones sem fios e micro-ondas.
  • Confirme que o SSID mostrado no relatório de conexão de rede corresponde à etiqueta no seu roteador ou ponto de acesso. Além disso, também se certifique de que o SSID utilize somente caracteres ASCII e símbolos ou o seu produto não conseguirá exibir o SSID corretamente.
  • Se estiver tentando conectar usando o método do botão WPS, certifique-se de que o seu roteador ou ponto de acesso suporte esse método.
  • Se estiver usando uma senha de rede, verifique a etiqueta no seu roteador ou ponto de acesso para confirmar que está usando a senha correta, ou cheque com o seu administrador de rede ou na documentação do seu roteador/ponto de acesso.
  • Se estiver conectando um dispositivo inteligente que gere SSID, cheque a documentação do dispositivo para encontrar o SSID e senha que deve usar.
  • Se a sua conexão sem fios desconectar repentinamente e outro dispositivo inteligente tiver sido adicionado à rede usando o método do botão WPS, ou caso a sua rede tenha sido configurada usando um método diferente do de botão WPS, tente baixar e instalar o software do produto novamente.
E-5

Modo de segurança (ex. WEP, WPA) não corresponde à configuração atual da impressora. Confirme o modo de segurança. Entre em contato com o seu administrador de rede para obter ajuda.

Se a segurança no seu roteador ou ponto de acesso não for um dos tipos a seguir, modifique o tipo de segurança no seu roteador ou ponto de acesso e reinicie as configurações de rede do seu produto.
  • WEP-64 bit (40 bit)
  • WEP-128 bit (104 bit)
  • WPA PSK (TKIP/AES); também conhecido como WPA Personal
  • WPA2 PSK (TKIP/AES); também conhecido como WPA2 Personal
  • WPA (TKIP/AES)
  • WPA2 (TKIP/AES)
  • WPA3-SAE (AES)
  • WPA2/WPA3-Enterprise
Certifique-se também que esteja conectado à banda de 2,4GHz na sua rede e que tenha usado a senha para aquela banda.
E-6

O endereço MAC da sua impressora pode estar sendo filtrado. Verifique se o seu roteador/ponto de acesso tem restrições como filtragem de endereço MAC. Consulte a documentação do roteador/ponto de acesso ou entre em contato com o seu administrador de rede para obter assistência.

Se o seu roteador ou ponto de acesso tiver a filtragem de endereço MAC ativada, registre o endereço MAC do seu produto para que não seja filtrado. Encontre o endereço MAC no relatório de conexão de rede e veja a documentação do roteador ou ponto de acesso para instruções.

Se o seu roteador ou ponto de acesso estiver usando autenticação compartilhada com segurança WEP, confirme que está usando a chave de autenticação e índice corretos.

Se o seu roteador ou ponto de acesso limitar o número de dispositivos conectados, eleve o limite de conexão. Consulte a documentação do roteador ou ponto de acesso para obter mais instruções.

E-8

O endereço IP incorreto foi designado para a impressora. Confirme a configuração do endereço IP do dispositivo de rede (hub, roteador ou ponto de acesso). Entre em contato com o seu administrador de rede para obter ajuda.

Se a configuração Obter endereço IP do seu produto estiver definida como Auto, ative DHCP no seu roteador ou ponto de acesso. Se estiver definida como Manual, o endereço IP pode estar fora de alcance ou em um segmento diferente da rede; configure um endereço IP válido usando o painel de controle do produto ou o utilitário Web Config.

Você também pode tentar desligar o produto e o roteador ou ponto de acesso, aguardar aproximadamente 10 segundos, e voltar a ligá-los.

E-9

Confirme a configuração de conexão e de rede do PC ou de outro dispositivo. Uma conexão usando o EpsonNet Setup está disponível. Entre em contato com o seu administrador de rede para obter ajuda.

Certifique-se de que o seu computador ou dispositivo de rede esteja ligado. Além disso, certifique-se de que você pode acessar a Internet e outros dispositivos na mesma rede que os dispositivos que está tentando conectar ao seu produto.

Se ainda não conseguir conectar o seu produto, desligue o roteador ou ponto de acesso, aguarde cerca de 10 segundos e volte a ligá-lo. Baixe e instale o software do seu produto novamente para reiniciar as suas configurações de rede.

E-10

Confirme a configuração de endereço IP, máscara de subrede e gateway padrão. Uma conexão usando o EpsonNet Setup está disponível. Entre em contato com o seu administrador de rede para obter ajuda.

Certifique-se de que outros dispositivos na rede estejam ligados e faça o seguinte:
  • Se a configuração Obter endereço IP do seu produto estiver definida como Manual, cheque o endereço IP, máscara de subrede e gateway padrão no relatório de conexão de rede para ver se estão corretos. Se não estiverem, corrija as configurações.
  • Se o DHCP estiver ativado, configure a opção Obter endereço IP do seu produto como Auto. Se quiser usar o endereço de DHCP designado como um endereço estático, configure Obter endereço IP como Manual, digite o endereço IP do produto conforme listado no relatório de conexão de rede e configure a máscara de subrede como 255.255.255.0.

Se ainda não conseguir conectar o seu produto, desligue o roteador ou ponto de acesso, aguarde cerca de 10 segundos e volte a ligá-lo.

E-11

A configuração está incompleta. Confirme a configuração de gateway padrão. Uma conexão usando o EpsonNet Setup está disponível. Entre em contato com o seu administrador de rede para obter ajuda.

Se definir a Configuração TCP/IP do seu produto como Manual, verifique se o endereço de gateway padrão listado no relatório de conexão de rede está correto. Além disso, ligue o dispositivo que estiver configurado como o gateway padrão.
E-12

Confirme o seguinte:

-A chave de segurança/senha foi digitada corretamente.

-O índice da chave de segurança/senha está definido para o primeiro número

-A configuração do endereço IP, máscara de subrede ou gateway padrão está correta

Entre em contato com o seu administrador de rede para obter ajuda.

Certifique-se de que outros dispositivos na rede estejam ligados e faça o seguinte:
  • Certifique-se de que o endereço IP, máscara de subrede e gateway padrão estão corretos, se os digitou manualmente.
  • Confirme que os endereços da máscara de subrede e gateway padrão para outros dispositivos são os mesmos.
  • Certifique-se de que o endereço IP não está em conflito com outros dispositivos.
Se ainda assim não conseguir se conectar ao seu produto, faça o seguinte:
  • Desligue o roteador ou ponto de acesso, aguarde cerca de 10 segundos e volte a ligá-lo.
  • Baixe e instale o software do seu produto novamente para reiniciar as suas configurações de rede.
  • Se o seu roteador ou ponto de acesso usar segurança WEP com várias senhas registradas, certifique-se de que a primeira senha registrada está configurada no seu produto.
E-13

Confirme o seguinte:

-A chave de segurança/senha foi digitada corretamente.

-O índice da chave de segurança/senha está definido para o primeiro número.

-A conexão e configuração de rede do PC ou de outro dispositivo está correta.

Entre em contato com o seu administrador de rede para obter ajuda.

Certifique-se de que o seu roteador, ponto de acesso e/ou hub esteja ligado. Além disso, certifique-se de que a configuração de TCP/IP no seu roteador, ponto de acesso e/ou hub não tenha sido feita manualmente; isso pode fazer com que as configurações de rede do seu produto sejam diferentes dos dispositivos configurados manualmente.
Se ainda assim não conseguir se conectar ao seu produto, faça o seguinte:
  • Desligue o roteador ou ponto de acesso, aguarde cerca de 10 segundos e volte a ligá-lo.
  • Baixe e instale o software do seu produto novamente para reiniciar as suas configurações de rede.
  • Se o seu roteador ou ponto de acesso usar segurança WEP com várias senhas registradas, certifique-se de que a primeira senha registrada está configurada no seu produto.

Mensagens do ambiente de rede

Mensagem Solução
O ambiente Wi-Fi precisa ser melhorado. Desligue e depois volte a ligar o roteador sem fios. Se a conexão não melhorar, consulte a documentação do roteador sem fios. Mova o seu produto mais próximo do seu roteador ou ponto de acesso e remova qualquer obstáculo que esteja entre eles. Depois desligue o roteador ou ponto de acesso, aguarde cerca de 10 segundos e volte a ligá-lo. Se ainda não conseguir se conectar ao produto, veja a documentação que veio com o seu roteador ou ponto de acesso para obter soluções.
*Nenhum outro dispositivo pode ser conectado. Desconecte um dos dispositivos conectados se quiser adicionar outro. Você pode conectar até 8 computadores ou outros dispositivos no seu produto usando uma conexão Wi-Fi Direct (AP simples). Se quiser adicionar outro dispositivo, desconecte um dispositivo conectado primeiro.
A mesma SSID do Wi-Fi Direct existe no ambiente. Modifique a SSID do Wi-Fi Direct se não puder conectar um dispositivo inteligente à impressora. Modifique a SSID do Wi-Fi Direct.