EPSON

Converter documentos digitalizados para texto editável

Pode digitalizar um documento e converter o texto para dados num formato editável com um programa de processamento de texto. Este processo é denominado OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para digitalizar e utilizar este processo, tem de utilizar software de reconhecimento óptico de caracteres, como, por exemplo, o programa ABBYY FineReader.
Nota:
Em alguns países, o ABBYY FineReader Sprint Plus pode não vir incluído com o digitalizador.
O software OCR não reconhece ou tem dificuldade em reconhecer os tipos de documentos ou texto indicados a seguir.
Caracteres manuscritos
Cópias de cópias
Faxes
Texto com espaçamento muito apertado entre caracteres ou entrelinhas
Texto dentro de tabelas ou sublinhado
Caracteres em itálico e tamanhos de letra inferiores a 8 pontos
Execute as operações que se seguem para digitalizar e converter texto utilizando o ABBYY FineReader.
Coloque apenas a primeira página dos seus documentos na entrada de papel. Para mais informações, consulte Carregar Documentos.
Execute uma das operações que se seguem para iniciar o ABBYY FineReader.
Windows: Selecione o botão de início ou Start (Iniciar) > Programs (Programas) ou All Programs (Todos os programas) > ABBYY FineReader 6.0 Sprint > ABBYY FineReader 6.0 Sprint.
Mac OS X: Selecione Applications (Aplicações) > ABBYY FineReader 5 Sprint Plus e clique duas vezes no ícone Launch FineReader 5 Sprint.
É apresentada a janela do ABBYY FineReader.
Faça clique no ícone Scan&Read situado na parte superior da janela. Inicia o Epson Scan.
Nota para os utilizadores do Mac OS X:
Se não vir o ícone Scan&Read, escolha Selecione o Digitalizador no menu Scan&Read, selecione o seu digitalizador e clique em OK. Depois selecione Scan&Read no menu Scan&Read para iniciar o Epson Scan.
Selecione uma das definições indicadas como definição de Document Source (Origem do Documento).
Single-Sided (1 Face): Selecione esta definição quando digitalizar apenas um lado do documento.
Double-Sided (2 Faces): Selecione esta definição quando digitalizar ambos os lados do documento.
Carrier Sheet (Single-Sided) (Folha Transportadora (1 Face)): Selecione esta definição quando digitalizar documento de forma irregular ou documentos com dobras ou rugas através da folha transportadora.
Carrier Sheet (Stitch Images) (Folha Transport.(Juntar Imagens)): Selecione esta definição quando digitalizar documentos com formato A3, B4 ou US B com uma folha transportadora. O Epson Scan digitaliza imagens com a definição para ambos os lados e, em seguida, emite uma imagem anexa.
Selecione o formato do documento original na definição Size (Tamanho).
Selecione Portrait (Vertical) (alta) ou Landscape (Horizontal) (larga) para alterar a orientação do documento.
Selecione Auto, Color (Cor), Grayscale (Escala de Cinzentos) ou Black & White (Preto & Branco) como definição de Image Type (Tipo de Imagem).
Selecione 400 como definição de Resolution (Resolução).
Clique em Preview (Antever) para pré-visualizar a(s) imagem(ns). O digitalizador alimenta a primeira página do documento e o Epson Scan pré-digitaliza a página e apresenta-a na janela Preview (Antever). Em seguida, o digitalizador ejeta a primeira página.
Nota:
A função de pré-visualização ficará disponível a partir da versão atualizada do Epson Scaner (ver.3.61). Acesse a página da Internet da Epson para obter o controlador atualizado. Para mais informações, consulte Site de assistência técnica.
Na janela Preview (Antever), desenhe uma demarcação (uma linha a assinalar a área de digitalização) à volta da área da página do documento que pretende digitalizar. Para mais informações, consulte Criar uma demarcação numa imagem pré-visualizada.
Efetue as definições necessárias de Image Adjustment (Ajuste de Imagem). Para mais informações, consulte Ajustar a cor e outras definições de imagem.
Coloque a primeira página dos seus documentos por cima do resto das páginas e, em seguida, coloque todo o documento (até 75 páginas) no digitalizador com o lado impresso virado para baixo e a margem superior virada para o alimentador.
Faça clique em Scan (Digitalizar). O documento é digitalizado, processado para texto editável e aberto na janela do ABBYY FineReader.
Nota:
Se os caracteres do texto não forem corretamente reconhecidos, pode melhorar o reconhecimento selecionando a opção Text Enhancement (Melhoramento de Texto) ou ajustando a definição de Threshold (Limiar). Para mais informações, consulte Ajustar a cor e outras definições de imagem.
Para editar e guardar o documento, siga as instruções da Ajuda do ABBYY FineReader.