EPSON

Diagnóstico de problemas

A resolução de problemas da impressora pode ser realizada em duas etapas simples: primeiro diagnostique o problema e, em seguida, aplique as soluções prováveis até resolver o problema.
As informações necessárias para diagnosticar e resolver os problemas mais comuns são fornecidas pela ajuda on-line, pelo painel de controle da impressora, pelo utilitário EPSON Status Monitor ou através de um auto-teste. Consulte a seção adequada, apresentada a seguir:
Se ocorrer um problema relacionado com a qualidade de impressão, um problema de impressão não relacionado com a qualidade, um problema de alimentação de papel ou se a impressora não imprimir nada, consulte a seção adequada.
É preciso cancelar a impressão para resolver o problema.

Indicadores de erro

É possível identificar os problemas mais comuns da impressora utilizando os indicadores luminosos da impressora. Se a impressora parar de funcionar e os indicadores luminosos estiverem acesos ou piscando, utilize a tabela apresentada a seguir para diagnosticar o problema e tome as providências recomendadas.
Indicadores luminosos
Problema e solução
Sem papel
Não há papel na impressora.
Coloque papel no alimentador e pressione a tecla de manutenção. A impressora retoma a impressão e o indicador luminoso apaga.
Obstrução de papel
Ocorreu obstrução de papel na impressora.
Sem tinta
Um dos cartuchos está vazio ou não está instalado.
Substitua o cartucho por um novo. Se o indicador continuar aceso depois de substituir o cartucho, este pode não estar instalado corretamente. Volte a instalar o cartucho para encaixá-lo.
Consulte Como substituir um cartucho de tinta vazio
Cartucho incorreto
O cartucho instalado não pode ser utilizado nesta impressora.
Substitua o cartucho incompatível por um cartucho adequado.
Consulte Como substituir um cartucho antes que fique vazio
Cartucho instalado incorretamente
Um dos cartuchos não está instalado corretamente.
Pouca tinta
Um dos cartuchos está quase vazio.
Adquira um cartucho para substituição. Para verificar qual dos cartuchos está quase vazio, consulte o estado dos cartuchos.
Consulte Verificação do status dos cartuchos de tinta
Suporte dos cartuchos em posição incorreta
O suporte para cartuchos de tinta está obstruído por papel ou por algum objeto estranho e não pode voltar à posição inicial.
Desligue a impressora. Abra a tampa da impressora e retire qualquer papel ou objeto que esteja obstruindo o caminho de alimentação. A seguir, ligue a impressora novamente. Se o erro não for identificado, entre em contato com a Epson.
Consulte Como entrar em contato com o serviço de assistência ao cliente
Intermitentes alternadamente
O tempo de duração da almofada de tinta residual terminou
A almofada de tinta residual da impressora está saturada.
Entre em contato com a Epson para fazer a substituição.
Consulte Como entrar em contato com o serviço de assistência ao cliente
= aceso, = apagado, = intermitente

EPSON Status Monitor (apenas para Windows)

Se ocorrer um problema durante a impressão, uma mensagem de erro é exibida na janela do Status Monitor.
Quando tiver de substituir um cartucho, clique no botão Como na janela e o EPSON Status Monitor irá guiá passo a passo ao longo do processo de substituição dos cartuchos.
Se aparecer uma mensagem de erro a indicar que a duração de componentes internos da impressora está quase a terminar, isso significa que a almofada de tinta residual da impressora está saturada. Entre em contato com a Epson para fazer a substituição.
Observação:
Quando utilizar a impressora como impressora compartilhada em uma rede com as combinações de computadores apresentadas a seguir, os sistemas operacionais do cliente não conseguem comunicar com a impressora. Logo, algumas funções não estão disponíveis para esse cliente.
Servidor
Cliente
Windows Vista/XP
Windows 2000
Windows 2000
Windows Vista/XP

Execução de verificação de funcionamento da impressora

Se não conseguir determinar a origem do problema, efectue um auto-teste para determinar se o problema está relacionado à impressora ou ao computador.
Para realizar um auto-teste, execute as seguintes operações:
Certifique-se de que a impressora e o computador estão desligados.
Desconecte o cabo do conector USB da impressora.
Certifique-se de que colocou papel de formato A4 ou Carta no alimentador.
Mantenha o botão de manutenção pressionado e aperte o botão liga/desliga para ligar a impressora. Solte os botões quando a impressora estiver ligada.
É impressa uma página de teste com um modelo de verificação dos jatos. Se o padrão apresentar falhas, será preciso limpar o cabeçote de impressão.
Se a página de teste for impressa, isso significa que o problema reside provavelmente nas definições do software, no cabo ou no computador. Também é provável que o software não esteja instalado corretamente. Experimente desinstalar e instalar o software novamente.
Consulte Desinstalação do software da impressora
Se a página de teste não for impressa, a impressora poderá estar com problemas. Experimente as soluções apresentadas na seguinte seção.
Consulte A impressora não imprime